Ontem tive de ir a uma consulta ao hospital de Santa Maria, deixei o meu carro em Grândola para apanhar o comboio que seria ás 10:37, mas ao chegar a Grândola deparei com uma composição de contentores que ia para Sines em via única. O comboio que deveria chegar as 10:37, teve um furo no rodado dianteiro em Ermidas e acabou por dar passagem ao que ia para Sines, pelo que o comboio para Lisboa só chegou depois da 11:00 Como em Grandola a bilheteira está encerrada, habitualmente tiramos o bilhete dentro do comboio, mas o revisor não veio e acabei por fazer uma viagem de graça.
Este blog começa com os primeiros passos de um homem cujo percurso de vida se revela numa constante aprendizagem, e que procura transmitir valores e principios através daquilo que escreve
domingo, 24 de agosto de 2025
Atraso nos Comboios
Os constantes atrasos na CP são o reflexo dos constrangimentos que decorrem do facto de existir apenas uma via única a partir do Pinhal Novo para Elvas, para Algarve e para Sines.
A pergunta que me apraz fazer é: Como é que o país pode evoluir em termo económicos se a rentabilidade dos serviços está condicionada pelos constrangimentos na ferrovia e noutros setores da atividade económica também?
terça-feira, 19 de agosto de 2025
domingo, 10 de agosto de 2025
domingo, 3 de agosto de 2025
Várias vezes ao longo da minha vida tenho ouvido alguns comentarem que Portugal é um país pobre, mas não posso concordar com este argumento que serve apenas para justificar, o atraso na evolução positiva do nível de vida dos cidadãos portugueses.
Nos últimos três meses Maio, Junho e Julho, só em navios de contentores, o Porto de Sines recebeu 227, sendo estes de pequenas, médias e grandes dimensões, cuja carga transportada reflete o movimento das trocas comerciais em importações e exportações.
Sines, Leixões, Lisboa, Setúbal e Aveiro (com Sines a liderar a movimentação dos vários segmentos de carga), são aas infraestruturas portuárias que mais contribuem para o crescimento económico do país.
O registo de movimentos portuários, poderá ser maior ou menor, consoante a dimensão dos navios e da capacidade portuária, mas quando existe um porto português de águas profundas com capacidade para receber navios com um calado de 17 metros, cujo comprimento é de 383 metros, com boca de 61,55, e capacidade para transportar 23 756 Teus, estes registos fazem-nos pensar que a capacidade de execução dos cidadãos portugueses, vai muito para além daquilo que muitos falam, razão pela qual se for analisada a entrada e saída de divisas, a capacidade de resposta que Portugal oferece em ternos de criação de riqueza, não há razão para sustentar o argumento de que Portugal é um país pobre.
A pobreza maior em Portugal é a pobreza de espirito onde a imagem de marca é a corrupção que gera atrasos no funcionamento da justiça, facilita a vida de quem tem poder económico alguns, não de forma mais honesta, e não valoriza os doutores sem canudo que colocam a sua experiência de vida ao serviço do país, dando o melhor de si gerando riqueza, mas onde os salários não são dignos, potenciam e aumentam os focos de pobreza.
Américo Lourenço.
domingo, 13 de julho de 2025
Atitudes Positivas
A nossa atitude é muito mais importante do que a nossa capacidade.
A sequência de prédios que ladeiam esta UTE-Unidade Tripla Elétrica, é a rua Conde de Almoster.
Esta Unidade Tripla Elétrica, circulava na linha de Sintra, mais propriamente em São Domingos de Benfica, junto ao Bairro das Furnas, onde na altura existia o apeadeiro da Cruz da Pedra.
Foi ali que aos 4 anos de idade, em 1967, numa tarde de outono pelas 15:30, junto á Quinta do Vadre, movido pela curiosidade de criança, me desloquei para perto da linha para ver passar o comboio que circulava em direção a Sintra, depois de ter efetuado uma paragem naquele apeadeiro, tendo sido puxado pela deslocação do ar contra o comboio.
Fui socorrido por um merceeiro de uma rua próxima, e pela minha mãe, a dar-me respiração de boca-a-boca até ao hospital de Santa Maria, para onde fui transportado pelo Senhor António Costa, na sua carrinha Morris Mini, com um pneu furado.
Estive em coma 15 dias, com traumatismo craniano, um ferro num braço que ainda cá permanece, e algumas sequelas que me forçam a recordar o que não queria.
Uma das razões desta descrição traumática, é porque estou grato a Deus por estar aqui, e a todos aqueles que me salvaram. Não tenho gosto em recordar nada positivas que me aconteceram, se não únic a e exclusivamente para tentar encorajar outros que estejam a passar fases menos boas, deixando uma mensagem de aprendizagem em que tudo o que é mau, não se torna forçosamente, mas nada se torna bom, se antes não tiver sido mau
sexta-feira, 11 de julho de 2025
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