terça-feira, 15 de abril de 2025

Desabafo e Revolta

Em 2002 tive um leiomiossarcoma (Cancro Grave) e ainda não tinha 55 anos. Uma junta médica ocultou essa informação num atestado de incapacidade multiusos. Recentemente submeti-me a nova junta médica para complementar a informação inexistente no anterior atestado de incapacidade. Corrigida a informação clinica, o novo atestado foi entregue na segurança social, para que me fosse atribuído um direito que tenho.

Uma norma recente impõe a obrigatoriedade de os atestados serem submetidos por via eletrônica, mas tendo a norma saído a 10 de Dezembro de 2024 e o Hospital do Litoral Alentejano , só ter acesso ao sistema a 22 de Fevereiro de 2025, era suposto existir um período de adaptação, o que não aconteceu e o Atestado de Incapacidade Multiusos não foi aceite pelos serviços da Segurança Social.
Lamentavelmente, os cidadãos já com junta médica concluída, terão de se submeter a nova junta médica, o que atrasa o agendamento de novas juntas médicas, e fazer com que processos já concluídos sejam repetidos sem necessidade, e entretanto a atribuição de um direito consignado na lei, perante estas novas exigências, seja adiado, penalizando em duplicado com deslocações desnecessárias ao hospital.
Não sou apologista da subsidio dependência, até porque se o fosse não tinha 46 anos de descontos para a Segurança Social, sem nunca ter estado de baixa, não obstante as dificuldades que me são conhecidas e comprovadas.
Esta lamentável situação só reforça a ideia de que o Estado é fraco com os fortes e forte com os fracos
Tenho 61 anos, e ainda trabalho por turnos, para fazer face ás dificuldades do dia a dia, mas jamais abdico de lutar por algo que entendo ter direito, num país que dá por um lado, mas dificulta o acesso por outro

domingo, 23 de março de 2025

Movimentação em Sines


 Em Maio de 2024, o Terminal de contentores do Porto de Sines, comemorou 20 anos de atividade. Recebe hoje os maiores navios de contentores, chamados Mothership, e navios Feeder (navios de menor dimensão) que transportam carga contentorizada, para os portos onde os grandes navios não conseguem ir, devido ao seu calado. São já milhões de teus movimentados em Sines onde já atracaram mais 15000 navios. Se com uma via férrea de ligação a Sines, saem cerca de 100 comboios semanais, se esta ligação fosse em via dupla provavelmente sairiam 200

As bombas calam a voz dos Homens