segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

MERCADORIAS E CONTENTORES

Num mundo globalizado, cada vez mais se assiste a trocas comerciais entre as nações. A forma mais eficaz de se proceder e concretizar estas trocas, são várias, sendo que também existem vários tipos de transporte de mercadoria, dependendo da mercadoria que se quer transportar.
Para que exista um escoamento eficaz das mercadorias, é necessário que exista uma articulação igualmente eficaz entre os vários intervenientes, em que o meio de comunicação entre os mesmos é fundamental.
Os contentores são por norma, o meio de transportar maiores quantidades de mercadoria, sendo que houve necessidade de se fabricarem contentores especificos para mercadoria especifica.
Quando há pouco mais de 50 anos foi introduzido o contentor para o transporte de mercadorias, deu-se um passo de gigante para as questões de segurança, avaria e na prevenção de acidentes. Este passo permitiu que até Janeiro de 2008 a circulação de contentores em todo o mundo, já ultrapasse os 200 milhões, aos quais correspondem medidas de entre 20 e 40 pés de comprimento, e cujo peso total pode ir até às 58 toneladas, o que fez com que se transformasse o transporte unimodal, para o transporte multimodal.
No comércio maritimo de contentores, tem de existir infra-estruturas capazes de responder às exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Na vasta variedade de mercadorias transportadas existem aquelas que são facilmente perecíveis, e que necessitam de ser refrigeradas como forma de evitar a sua deterioração.  
Para o universo de carga contentorizada não existe um tipo unico de contentor, porquanto os diferentes tipos de carga podem ou não ser colocados em diferentes tipos de contentores com medidas diferenciadas.
Sendo as questões ambientais uma preocupação dos governantes, a aposta no desenvolvimento de infra-estruturas maritimas e ferroviárias, em articulação entre si, poderiam ser uma mais valia na preservação do meio ambiente, uma vez que o transposte maritimo e ferroviário são os meios que além de terem um impacto reduzido na degradação do ambiente, permitem também o transporte de centenas de milhares de contentores à escala global.

                                                                                        Américo Lourenço  

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