segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Por Novos Mares

No âmbito do evento(Por Novos Mares), organizado pela Sinestecnopolo em parceria com a Administração do Porto de Sines, tive no dia 9 de Julho, a possibilidade de embarcar no navio de investigação (Diplodus), do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e conhecer um pouco do fundo mar, na área do Porto de Sines. 
Esta embarcação tem capacidade para a montagem de diversos equipamentos científicos para estudar o fundo marinho. Nesta demonstração estava montada a bombordo da embarcação, uma ecosonda multifeixe (composta por um emissor, um receptor, e um sensor de velocidade de propagação do som na agua), que possibilitava visualizar em tempo real, num monitor instalado no interior do navio, o fundo marinho.
Este equipamento permite aos investigadores, terem uma noção precisa (Centrimétrica) do fundo do mar, na área em que estão a navegar, e a gravação dos dados para estudo posterior do fundo marinho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Retrospectiva da Vida

O saber não ocupa lugar e todas as oportunidades são boas para aprender.  Depois de ter sido voluntário e tripulante de um navio em 1978 ...