segunda-feira, 29 de julho de 2024


                                                                        Retrospetiva

1978- Eu tinha 15 anos, mas tive a oportunidade de estar como voluntário a bordo do navio Doulos, na Gare Marítima de Alcantara entre os dias 13 de Julho e 2 de Agosto.
1980- estive presente nas atividades da Mocidade para Cristo, entre as quais o Dia Jovem que se realizava no dia 25 de Abril, onde por vezes eram convidados para participar grupos nacionais e estrangeiros, como foi o caso do Grupo Shalom de Barcelona.
1980- a 25 de Dezembro, em conjunto com outros jovens cristãos, partimos em dois autocarros para a cidade de Lausanne na Suiça, como delegação portuguesa, no congresso Missão 80 da Associação Missionária Europeia, onde estiveram presentes 6842 pessoas de mais de 26 países e 11 linguas diferentes.
1984-Participação no coral Cântico Novo da Mocidade para Cristo com tournée por Leiria, Porto, Guimarães, Braga, com um dia de descanso em Viana do Castelo, prosseguindo por Aveiro, Figueira da Foz e Alcobaça. Este coral era dirigido por Dale Chapell (Ex elemento do grupo musical Light Stream da cidade de Fresno California, EUA. o autocarro que nos transportou era da empresa Almeida & Filhos, e era conduzido pelo Sr. Manuel Carvalho.
1984-Conferência de Missões Llamada 84, em Valência-
Espanha.
1984 -Visita ao navio logos, atracado na Gare Maritíma da Rocha Conde de óbidos, em Lisboa.
1985- pela segunda vez o navio Doulos fez escala em três portos portugueses, Porto, Lisboa e Setúbal, onde mais uma vez estive a bordo, partindo como parte daa sua tripulação por portos espanhois e onde estávamos 300 pessoas, oriundos de 35 países diferentes dos cinco continentes.
1985- 28 a 31 de Dezembro Explo 85, conferência via-satélite, do Movimento Estudantil e Profissional para Cristo, que reuniu seiscentas mil pessoas em todo o mundo, tendo em Portugal, decorrido na Aula Magna da reitoria da universidade de Lisboa.
1986 -26 de Dezembro viagem para o congresso Missão 87 que se realizou na cidade de Utrecht-
Holanda.
1987- 8 de Abril viagem da Palavra da Vida para a Inglaterra com 8 dias em Bristol, 1 em Londres, outro em Paris e outro em Barcelona
1988- Abril, Congresso Llamada 88, na cidade de Zaragoza-Espanha.
1989-Congresso Missão 90, da Associação Missionária Europeia, que decorreu na cidade de Utrecht-holanda, evento para o qual partiram de Portugal 12 autocarros da empresa Alpendurada.
1992-Tornei-me amigo da AMI-Assistência Médica Internacional, com um pequeno donativo mensal, através da recolha de bens, organizando eventos solidários como forma de dar a conhecer o trabalho desenvolvido por aqqula organização humanitária, e com a venda de pequenso artigos com o logo da AMI, e cuja receita revertia integraalmente para a AMI.
1998-Participação na primeira equipa de voluntários entre 5 de Maio e 15 de Junho, no Gabinete Central de Acreditações na area internacional norte.
De 1993 a 29-12-2009 conclui com aproveitamento várias ações de formação, tendo terminado em 2004, o 9º ano, através do CRVCC-eentro de reconhecimento e validação de competências, tendo posteriormente frequentado as Novas Oportunidades, que culminaram com a conclusão do 12º ano.
De 2007 a 2019, participei como Service Team no Teen Street, em viagens cansativas, mas onde em conjunto com outros dei o meu melhor para que tudo decorre-se dentro da normalidade.
Desde 2010, tenho participado em Maratonas na vertente caminhada como forma de ser u estímulo para outros, e onde mais importante que as medalhas ou galardões, é a vontade de transmitir que muitas vezes as dificuldades estão na nosssa cabeça.
Desde 2012 que tenho dedicado grande parte do tempo disponível para escrever, tendo já quatro livros publicados, e mais de mil artigos de opinião, publicados em mais de 18 órgãos de comunicação social.
A melhor universidade é aquela em que temos oportunidade de aprender com pessoas que se tornam referência nas nossa vidas e cujos gestos e palavras são como que um alavanca que nos ajuda a vencer obstáculos e contribuem para nos ensinar.
Os eventos em que tive oportunidade de participar, potenciaram o intercâmbio de ideias e aquisição de conhecimento numa constante aprendizagem, sendo referências na minha vida, a Sra. Professora de Ensino Especial, Lurdes Aleixo, O Sr. Feliciano da Silva, o Sr Professor Vitor Chaves, a Família Esteves, o João Beirão e o meu amigo Fernando Faria.
Estas pessoas, cada uma de forma diferente, ensinaram-me que se dermos um peixe a um homem, alimentamo-lo por um dia, mas se o ensinarmos a pescar, alimentamo-lo para o resto da vida.
Um bem haja a todos
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e guitarra
Todas as reações:
Manuel Sacramento, José Luís Serra Silva e 3 outras pessoas

Sem comentários:

Enviar um comentário